Como promover a empregabilidade para melhorar a conexão entre os alunos e a instituição?

Avatar

Depois de passar pela escolha do curso, as dúvidas dos universitários se voltam para decidir qual a melhor instituição de ensino. Com o aumento da oferta de cursos e instituições, indicadores como nível de empregabilidade e colocação no mercado de trabalho se tornam determinantes.

Ações de acompanhamento e desenvolvimento de empregabilidade devem fazer parte do processo educacional da instituição de ensino, possibilitando ao aluno perceber sua evolução durante toda a formação e não somente em eventos esporádicos.

Para possibilitar ao estudante a conquista dos seus objetivos profissionais, é preciso desenvolver um processo de acompanhamento a partir dos conceitos de “Costumer Success”, metodologia que visa alinhar as expectativas do cliente (aluno e egresso) ao processo educacional oferecido pela instituição, com foco no resultado.

Separamos três recomendações que sua instituição de ensino pode implementar, com foco em empregabilidade, a partir dos conceitos de Customer Success.

3 formas de aplicar a empregabilidade na instituição de ensino

 

01. Estabelecer milestones de carreira

As instituições normalmente utilizam milestones acadêmicos (aprovações nas disciplinas, notas, etc.) durante toda a jornada do aluno pelo ensino superior.

Para trabalhar de forma efetiva a empregabilidade como resultado para o aluno, é preciso também desenvolver milestones de carreiras, ou seja, marcos que estejam diretamente ligados ao seu desenvolvimento profissional. Estes, deverão acompanhar a jornada de formação de carreira do aluno na instituição.

Alguns exemplos de marcos de carreira que a instituição pode definir são: elaboração de currículo profissional, realização de mentorias com profissionais da sua área, participar de eventos com foco em carreiras entre outros.

02. Workshops com palestrantes em destaque

A Instituição de ensino deve fazer essa ação para incentivar a inclusão dos alunos no mercado de trabalho. Estas atividades consistem em levar palestrantes que possam impactar diversos alunos em eventos digitais ou físicos através da troca de experiências e insights sobre as habilidades demandadas pelo mercado.

Promover eventos com coaches de carreira, ex-alunos de destaque ou representantes de empresas podem estar diretamente relacionados ao alcance dos milestones de carreiras.

03. Pesquisas de empregabilidade

É importante pensar em formas de sempre ouvir os alunos, em relação às suas percepções sobre empregabilidade. Recomenda-se criar uma cultura de incentivo e acompanhamento do sucesso do aluno, para que através dos feedbacks da instituição, seja possível alcançar o sucesso profissional.

Como a Symplicity e te ajuda e facilitar a conexão entre alunos e instituição?

Pensando em tudo isso, a Symplicity oferece às instituições a melhor forma de centralizar e digitalizar essas ações, para que a instituição de ensino tenha uma visão global do engajamento dos alunos e dos resultados das ações executadas.

Ter uma ferramenta para isto, facilita o diálogo entre a instituição, o mercado de trabalho e o aluno, e também aumenta o engajamento e resultados das ações.

Desenvolver uma estratégia com foco na empregabilidade para a sua instituição de ensino com a Symplicity é rápido e efetivo.

 

CONHECER A SYMPLICITY

Deixe um Comentário