Simulações de entrevistas de emprego: como colocar o aluno a frente dos concorrentes no mercado de trabalho

Avatar

A entrevista é parte fundamental do processo seletivo de uma vaga de emprego, pois é através dela que a empresa conhece seus candidatos. Para que alunos e egressos tenham sucesso na entrevista de emprego é preciso praticar e usar ações estratégicas, como a simulação de entrevista, assim o candidato fica mais preparado, menos nervoso e menos ansioso. Uma pesquisa divulgada pelo portal UOL em 2019 apresentou que, nos tempos atuais, o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas no mundo, sendo 18,6 milhões de brasileiros, como mostra o gráfico.

Simulações de entrevistas

(Arte autoral pelo Canva. Pesquisa divulgada no Portal Hospitais Brasil)

A ansiedade afeta o aluno em diversos momentos de sua trajetória acadêmica, de apresentação de seminários, provas e principalmente no momento da entrevista. Isso ocorre porque as dúvidas sobre como se comportar corretamente e como melhor responder aos questionamentos feitos pelo entrevistador são frequentes.

A instituição de ensino, ao fazer uso de estratégias de carreiras como a simulação de entrevista,  tem a oportunidade de aumentar a taxa de empregabilidade da instituição, um dos principais fatores que levam à escolha do ensino superior. Também consegue de garantir o sucesso do aluno e melhorar o seu engajamento, ao mostrar que está trabalhando ativamente para o sucesso deste.

A competição por uma vaga de trabalho está cada vez mais acirrada e para que o aluno tenha um bom desempenho durante uma entrevista e alcançar bons resultados, é preciso que ele esteja preparado, confiante e tenha desenvolvido as habilidades exigidas pelo mercado atual.

Outro benefício da entrevista simulada para o aluno é o feedback recebido dos orientadores. Na maioria das vezes em que acontece uma entrevista real na qual o candidato não é aprovado ele não recebe um retorno dos entrevistadores sobre quais foram os seus erros e acertos.

Simular um ambiente de entrevista com avaliação e retorno por parte do entrevistador é essencial para o sucesso nas entrevistas reais, pois promove ao aluno a oportunidade de avaliar seus erros e corrigi-los, assim como entender as perguntas que serão feitas e a maneira correta de respondê-las. Esse retorno contribui para a preparação do entrevistado e para aumentar a sua confiança no dia da entrevista.

Como implementar uma estratégia de entrevista simulada na instituição de ensino?

A pandemia transformou não somente o formato das aulas das instituições de ensino, mas o mercado de trabalho em sua totalidade. A realização de entrevistas através de plataformas de videoconferência é uma realidade a qual alunos e egressos já estão se adaptando.

Por isso, utilizar esses recursos tecnológicos para implementar também a estratégia de entrevista simulada é vantajoso para a instituição, que consegue aplicar as ações de empregabilidade mesmo em tempo de distanciamento social e aulas virtuais.

A tecnologia também traz benefícios para o candidato, que além de ter o preparo que teria em simulações presenciais, consegue estar preparado para os novos desafios encontrados nas entrevistas através de videoconferência.

Por meio do módulo de entrevista simulada, a Symplicity permite que a instituição ofereça essa dinâmica de prática não somente aos alunos matriculados, mas também para os egressos. Para facilitar ainda mais, não precisa ser feito um agendamento antes da simulação da entrevista!

Com todas essas vantagens em mente, a tecnologia da Symplicity te ajuda a colocar o candidato à frente de outros concorrentes no mercado do trabalho e estabelecer uma melhor relação entre o aluno e a sua instituição de ensino, o que melhora as taxas de retenção do aluno, pois aumenta a percepção de valor que ele tem sobre o investimento que fez no ensino superior.

Agora que você já conhece as vantagens das simulações de entrevistas entenda mais sobre outras estratégias para promover a empregabilidade e melhorar a conexão com os alunos e também sobre porque ter um escritório virtual de carreiras é extremamente relevante neste momento para os alunos e egressos como espaço para a promoção de empregabilidade.

Implementar estratégias de empregabilidade utilizando a simulações de entrevistas com a Symplicity é rápido e efetivo.

CONHECER A SYMPLICITY

Deixe um Comentário